Ontem à noite vivemos uma experiência muito especial ao receber o Fred Martins e a Ugia Pedreira. Para nós da equipe a noite começou de dia, preparando a casa, o pão, o caldo. Depois com a chegada da Ugia, que visitou nossa cozinha e nos presenteou com 2 pratos de sua especialidade.
Esse papo de cozinha é mesmo nosso privilégio - nessa conversa descobrimos que ela mesma promove encontros com "petiscos e música", e nos contou um pouco como esse tipo de experiência é vivida do outro lado do atlântico.
Falamos um pouco desse desejo de criar espaços mais intimistas e exclusivos para a fruição da arte, em que artista e público possam compartilhar do mesmo palco. E ela me surpreendeu ao dizer que isso é um traço de uma geração.
Foi então uma emoção exclusiva a que eu senti, pessoalmente, ao saber que faço parte de uma geração através de uma idéia, ou de um ideal, em que tanto acredito, e ao qual me entrego de coração, de corpo presente.
Mais detalhes fizeram desse encontro exclusivo e especial para mim, continuando a conversa de cozinha, falamos da origem da língua portuguesa, da canção e da poesia medieval, das cantigas de amor, de amigo, das cantigas de santa maria, (que inclusive tive a oportunidade de cantar na minha vida, oriundas dessa poesia galega do século XI, XII...)
Numa mesma cozinha, numa mesma tarde, fui transportada no espaço e no tempo, virei uma pessoa, virei uma geração... aquilo tudo por conta de um encontro, em que a música foi a interface, o motor, o motivo, o grão.
Eu tenho certeza que quem nos visitou nessa noite pode experimentar isso também, com a mesma profundidade e a mesma dose de intimismo. O que aconteceu depois foi um show lindo, em que o Fred e A Ugia mostraram como dois artistas altamente compromissados com as tradições de sua cultura se encontram, nesse espaço-tempo transatlântico, e fazem algo ao mesmo tempo referente e diverso. Capaz de revelar o que há de mais pessoal em cada um e criar algo realmente novo, somente pela magia do encontro.
E não acabou por aí. Pois nos visitaram um grupo de músicos cancionistas muito especial, que se reuniu na sala em torno dessa música em comum, e então ouvimos um desfile de lindas vozes, lindas canções, como os saraus de sempre lá de casa, todos mostrando o que mais amam fazer, música. Obrigada Tarita, Zé Modesto, Daniela, Demetrius, Daniel, Fred e Ugia.
Foi um presente para a casa e para nós.
Evoé
ass: Rita Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário